Quem Somos
A Neurokinetic foi fundada em 2017 com o objetivo de integrar o conhecimento de Neurociências e Treinamento Esportivo com o foco no desenvolvimento de habilidades neuromotoras em crianças, adolescentes e adultos. Seu surgimento foi fruto da persistência do Professor Evaldo Maciel Pinto e do Psicólogo Geison Isidro Marinho que, observando atrasos no desenvolvimento do potencial de crianças praticantes de atividade física, elaboraram uma metodologia de atividades, de certo modo divertidas, baseadas em movimentos complexos, tarefas visuais e elementos neurocognitivos, capazes de criar novas conexões cerebrais e, por consequência, aumentando a performance daqueles que a praticam.
Visão
Ser a referência nacional em metodologia e tecnologia de treinamento neurocognitivo.
Missão
Construir um mundo melhor por meio do desenvolvimento do potencial humano, criando indivíduos autoconfiantes, perspicazes e preparados para os desafios da vida a partir de suas próprias habilidades.
Princípios
O desenvolvimento do potencial humano é um processo complexo que envolve diferentes habilidades, conhecimentos e atitudes. Em muitos momentos, busca-se a plenitude de tal desenvolvimento sem a devida atenção à forma como o processo de cada indivíduo se integra nas diferentes áreas de sua vida. De que serve o desenvolvimento de uma dada habilidade, conhecimento ou atitude se não houver a plena integração de tais elementos nas áreas que compõe a vida humana? Isto é, não parece apropriado que um atleta de alta-performance, por exemplo, com altas-habilidades seja um cidadão que não se comporte de maneira exemplar em outros contextos de sua vida que não o esportivo. Portanto, a devida atenção ao processo de desenvolvimento deste potencial precisa seguir princípios e valores que possam integrar a vida humana como um todo.
Nesse sentido, o Neurokinetic desenvolveu sua metodologia de treinamento fundamentada nos valores a seguir:
Valores
- Disciplina e Persistência:
- Respeito e Responsabilidade:
- Criatividade e Inovação:
- Ética e Qualificação Profissional.
Para sua Instituição
Em um passado muito recente, o Brasil sediou duas grandes competições esportivas internacionais que direcionaram os olhos de toda a comunidade internacional para o nosso país. Tais competições permitiram que nos aproximássemos de atletas de altíssimo rendimento de diferentes países e também de metodologias de treinamento inovadoras, muitas vezes bem sucedidas e algumas vezes nem tanto.
Pudemos ver o quanto estamos avançados no desenvolvimento de atletas de ponta, capazes de estar no seleto grupo de atletas medalhistas olímpicos, além de observar o quanto precisamos nos desenvolver em relação a alguns esportes e a algumas habilidades que se perderam ao longo do tempo.
Durante a segunda metade do século passado, por exemplo, o Brasil foi a grande referência mundial no futebol. Das seis edições da Copa do Mundo de Futebol realizadas entre os anos de 1950 e 1970, a Seleção Brasileira foi campeã em três delas, se tornando a primeira seleção tri-campeã da competição. Este feito trouxe ao nosso país diversos treinadores encantados com nossa metodologia de jogo. Ao buscarem o cerne do processo de desenvolvimento esportivo de nossos atletas, tais treinadores descobriram que o método de treinamento nos primeiros anos de vida esportiva era muito mais tácito do que planejado e nossas crianças aprendiam a jogar com a chamada “Pedagogia de Rua”. Embora de modo não planejado, a realidade cultural do Brasil criou um cenário perfeito para o desenvolvimento das diferentes habilidades neurocognitivas em atletas como Pelé, Rivelino, Gerson, Garrincha, Tostão entre outros grandes nomes. Jogava-se futebol em qualquer lugar e de qualquer modo: sem camisa, sem calçado, com bolas de meia, em qualquer tipo de terreno (asfalto, areia, grama, cimento), enfim, para uma pequena brincadeira de rua era necessário que a criança dispusesse de diferentes habilidades neurocognitivas capazes de tornar aquela brincadeira possível.
Os treinadores estrangeiros, ao identificarem as características deste cenário propício para o desenvolvimento de certas habilidades esportivas, passaram a pesquisar e organizar nosso sistema de aprendizagem a partir dos conceitos de neurociências e criaram suas metodologias de treinamento que vem sendo consagradas a cada nova competição internacional. Isso foi o que observamos no fatídico jogo de semifinal da Copa do Mundo do Brasil em 2014 em que a Seleção Brasileira perdeu o jogo por 7×1 para a Seleção Alemã.
Equipes europeias na Alemanha, Espanha, Inglaterra e outros países, além de Estados Unidos e Canadá tem aplicado cada vez mais o conhecimento das neurociências às diferentes modalidades esportivas e isso tem resultado em aumento significativo de performance de atletas e conquista de competições importantes. No Brasil, infelizmente, a aplicação de tal conhecimento ainda é insipiente, carecendo de instituições e clubes dispostos a investir tempo e recursos no treinamento neurocognitivo. Assim sendo, a Neurokinetic dispõe de uma metodologia única, aplicada a diversas modalidades esportivas cujo principal objetivo é o de transformar o potencial humano em performance, a partir da aplicação do conhecimento de neurociências à prática esportiva.
Para Seu Filho
As mudanças culturais no Brasil são evidentes. Nos últimos 40 anos, o estilo de vida das crianças nas grandes cidades tem sido modificado brutalmente, de modo que as atividades realizadas durante a infância estão mais voltadas para dentro de suas próprias casas do que em comunidade. Tais mudanças podem ser creditadas em parte a questões relacionadas a segurança pública, estilo de vida dos pais e porque não, ao desenvolvimento da tecnologia, o qual tem modificado também a vida de adultos. Fato é que tem sido um grande desafio para os próprios pais e para as escolas criar cenários que sejam favoráveis ao desenvolvimento de diferentes habilidades nas crianças e em algumas circunstâncias, observa-se que tal desafio é perdido.
Muitas vezes, constatamos que habilidades mínimas as quais eram amplamente observadas nas crianças de 30 anos atrás, já não são mais observadas nas crianças de hoje em dia. Isso tem provocado uma onda de crianças cada vez menos capacitadas para o desempenho de tarefas complexas de seu dia-dia, inclusive de tarefas escolares. Quando se trata de tarefas esportivas, tal desempenho também é prejudicado e talvez em um futuro próximo não vejamos grandes atletas como Ronaldinho, Daiane dos Santos, Neymar, Giba, Oscar entre outros.
Isso pode se dever ao fato de que o ambiente no qual tais atletas foram iniciados no esporte foi um cenário que previamente oferecia oportunidade para brincadeiras e atividades que garantiram o desenvolvimento do potencial neurocognitivo diferentemente do cenário em que nossas crianças, desde a mais tenra idade, estão se desenvolvendo. As atividades infantis, por mais ingênuas que possam parecer, são repletas de elementos fundamentais para o desenvolvimento de capacidades cerebrais, as quais serão imprescindíveis para a alta-performance esportiva. Um cenário pobre em estímulos adequados e em atividades neurocognitivas dificulta tremendamente o desenvolvimento de habilidades.
Nesse sentido, o Neurokinetic é um treinamento especial do cérebro pela associação entre movimento, sensação, percepção e tarefas cognitivas. É uma interface entre o exercício físico suave e aprendizagem das diferentes capacidades cerebrais com efeitos positivos ao longo da vida do ser humano. Visa não só o aprimoramento de habilidades para atletas, mas também a construção de habilidades fundamentais para o indivíduo em desenvolvimento.
Para Você
A atividade física e os sistemas de treinamento esportivo (direcionados ou não à alta-performance) não chegam a satisfazer a demanda de construção de habilidades cognitivo-motoras. Daí a necessidade de se desenvolver o movimento humano em sua relação com o sistema nervoso e suas diferentes funções em diferentes momentos da vida.
Ao se trabalhar com crianças, por exemplo, deve-se procurar o desenvolvimento da inteligência operativa e a evolução da memória de curto e longo prazo, gerar plasticidade positiva sobre os conteúdos das várias tarefas executadas nos treinamentos e assim favorecer o desenvolvimento cognitivo-motor. Por outro lado, os adultos precisam manter os diferentes componentes neurocognitivos em atividade durante as exigências e demandas do seu dia-dia. No entanto, devido ao alto grau de especificidade das atividades da vida adulta, muitos desses componentes neurocognitivos são negligenciados e pouco trabalhados.
Neste sentido, o Neurokinetic visa a integração das funções cognitivas ao movimento humano e a reativação de habilidades neurocognitivas com o objetivo de:
- Favorecer a concentração;
- Aumentar a acurácia perceptual;
- Promover o aumento do desempenho neurocognitivo e motor;
- Acelerar a capacidade do indivíduo na tomada de decisão na lida com as diferentes áreas de sua vida;
Neurokinetic: transformando potencial em performance!